EDUCAÇÃO

Estudantes secundaristas ocupam escola em protesto contra a PEC 55

Um grupo de 30 alunos está acampado na Escola Cândido Duarte contra a PEC 55. Eles reclamam de ação ostensiva da Polícia

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 08/11/2016 às 11:29
Foto: Divulgação/Sintepe


Um movimento organizado por alunos da Escola Cândido Duarte ocupa a instituição em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que congela os gastos da União por 20 anos. A ocupação é a primeira realizada em uma escola secundarista de Pernambuco e segue o movimento que já ocupou mais de universidades 170 em todo o País. Eles também protestam contra a reforma no Ensino Médio, que tira a obrigatoriedade do ensino de artes, sociologia, filosofia e educação física.

O grupo formado por 30 alunos está acampado dentro da unidade desde a manhã dessa segunda-feira (7). Nesta terça-feira (8), eles participam de uma reunião a Secretaria de Educação do Estado e com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) para tentar chegar a um acordo sobre o impasse e possibilitar a liberação da Escola.

Do lado de fora, um grupo formado por 15 policiais militares cerca a Escola. Enquanto isso, outro grupo de alunos tenta entrar na instituição com colchões e alimentos, mas é contido pela polícia. Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro:

Uma estudante do Ensino Médio que prefere não se identificar afirma que a presença da polícia é ostensiva e está impedindo a agenda de atividades programada pelo grupo. "A polícia está aqui sem necessidade. Não teve depredação de nada, não há violência. Hoje a gente tinha programado palestras e oficinas de dança e não está podendo acontecer por que eles não deixam a gente entrar na escola", disse.

Em nota, a Secretaria de Educação afirmou que vem tentando negociar com os estudantes que lideram o movimento. De acordo com o órgão, o intuito é que as aulas voltem a acontecer e o calendário não seja atrapalhado.

PEC 55

A PEC 55 é uma Proposta de Emenda Constitucional que pretende altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para instituir o novo regime fiscal. A partir daí as despesas primárias, como educação e saúde, seriam fixadas por um período de 20 anos. A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados e está em votação no Senado.