CARNAVAL

Homem da Meia-Noite homenageará a cultura negra em 2017

Entres os homenageados estão o grupo Maracatu Leão Coroado, dançarino Paulo Cristo e o maestro Israel de França

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 08/11/2016 às 17:03
Foto: Rádio Jornal


O clube de alegoria e crítica o Homem da Meia-Noite divulgou nesta terça-feira (8) o tema e detalhes para o desfile do próximo ano. Para os 85 anos de história e tradição nas ladeiras de Olinda, o bloco carnavalesco contará com elementos da cultura negra e o tema “negro rei”.

Os homenageados serão o grupo Maracatu Leão Coroado, que foi considerado ponto de cultura pelo Ministério da Cultura e patrimônio vivo de Pernambuco desde 2005, o dançarino Paulo Cristo reconhecido internacionalmente e o maestro Israel de França, que é violinista da orquestra da Câmara do Alto da Mina em Olinda. Emocionado, o maestro diz o que a condecoração representa para ele. “É uma emoção de ser homenageado nos 85 anos do Homem da Meia-Noite e poder tocar o hino com os berimbaus, tambores e o maracatu”, declarou.

O presidente do Homem da Meia-Noite, Luiz Adolpho, afirma que a novidade para próximo ano é que a roupa do boneco só será mostrada minutos antes do desfile, que ocorre tradicionalmente a meia noite do sábado de Zé Pereira.

A vestimenta do boneco do bloco vai ficar sob a responsabilidade do grupo Coco Bongá de Olinda, tradicional manifestação cultural do terreiro de xambá. Um dos representantes do grupo, Guitinho de Xambá diz sobre o orgulho de receber esse compromisso.“ Os 85 anos do Homem da Meia-Noite foi de muita alegria e, já que o homem faz parte do nosso imaginário, é também a nossa religiosidade”, afirma.

Os foliões conferem o desfile do homem na meia noite no sábado de zé pereira que ano que vem vai ser no dia 25 de fevereiro.

Ouça na reportagem de Juliana Nascimento: