VIOLÊNCIA

Oposição cobra medidas do governo para diminuir violência

Segundo a SDS, em 2015 foram registrados 3.188 crimes Violentos Letais Intencionais, contra 3.600 em 2016

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 09/11/2016 às 21:13
Foto: Ravi Soares / Rádio Jornal


Outubro de 2016 foi o mês mais violento em Pernambuco desde a criação do Pacto Pela Vida. Durante os 31 dias foram registradas 412 mortes no estado. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (09) pela bancada de oposição na Assembleia Legislativa.

No ano passado foram 3.188 crimes Violentos Letais Intencionais, contra 3.600 em 2016. Os dados são da Secretária de Defesa Social (SDS).

Em Alagoas a violência diminuiu 19,9%, no Ceará 10,1% e na Bahia 1,3%. O governo de Pernambuco tem atribuído o aumento dos crimes à crise.

Os deputados da bancada de oposição afirmam que tentaram marcar uma audiência com o governo para discutir medidas de segurança, mas não obtiveram resposta.

MEDIDAS

Os deputados pretendem realizar uma audiência pública na ALEPE para convocar o novo Secretário de Defesa Social. Além disso, o grupo deve visitar a Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco, o Tribunal de Justiça e Ministério Público do estado. O objetivo é fazer um apelo às instituições para discutir a criação de um plano estratégico de combate à violência.

A bancada ainda quer levar o problema à esfera federal e vai procurar o ministro da defesa, Raul Jungman, para solicitar recursos e o apoio da força nacional.