Um caminhão com placa de São Paulo, carregado com 30 caixas de produtos sem documentação fiscal foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na madrugada desta quinta-feira (10), na BR-232, Jaboatão dos Guararapes. A mercadoria veio de São Paulo e seguiria para o município de Jupi, no Agreste pernambucano, e de lá o veículo saiu com destino a João Pessoa, na Paraiba.
No momento da abordagem, os agentes da PRF encontraram mercadorias como relógios, óculos, bijuterias, pen drives, perfumes, baterias e celulares sem nota fiscal. O assessor da PRF em Pernambuco, Cristiano Mendonça, explicou que agentes realizavam uma fiscalização de rotina na BR-232 no momento da abordagem. "Quando perceberam uma movimentação em um posto de combustíveis. Alguns homens estavam transportando as mercadorias do caminhão para dentro de um veículo", disse.
Nas caixas das mercadorias, estavam escritos nomes, de prováveis destinatários. A polícia ainda não tem estimativa do valor dos objetos apreendidos, mas acredita que eles serviriam para alimentar o comércio informal no Centro do Recife. Além do condutor do caminhão, outros dois homens, que transferiam as mercadorias para o porta-malas do outro veículo, também foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal (PF), no Centro do Recife.
PENAS
Ambos os suspeitos responderão pelo crime de descaminho, que prevê pena de um a quatro anos de reclusão. Giovani Santoro, assessor de comunicação da Polícia Federal, explicou que, na ouvida, um dos homens alegou que o que havia no caminhão era apenas mercadorias legais e uma prensa de papel. "Ele disse que essa prensa seria entregue em João Pessoa, na Paraíba, e que não havia nenhum tipo de material sem nota fiscal", afirmou.