Trabalhadores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) participam do Dia Nacional de Greve e Paralisações contra a PEC 55 sem alterar o funcionamento. Para marcar a data, cada agência recebe um ato com palestras e apresentações teatrais. As ações tem duração de uma hora. Saiba mais na reportagem de Clarissa Siqueira:
Na Gerência Executiva do INSS no Recife, que fica na Avenida Mário Melo, área central da capital, uma faixa contra a PEC 55 foi colocada pelos trabalhadores na entradas. Os trabalhadores da previência também utilizam um carro de som para chamar outros funcionários para o ato.
De acordo com diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Previdência Social em Pernambuco, Luis Eustáquio, a categoria está insatisfeita com o "arrocho do governo federal, tanto em relação aos servidores públicos, quanto na população em geral, com a retirada de direitos". "A nossa categoria dicidiu que vai ser um momento de fortalecer a luta para que a gente possa fazer novos enfrentamentos ao governo. Não podemos deixar que a PEC 55 seja aprovada, tirando os direitos dos trabalhadores", diz.
PEC 55
A PEC 55 é uma Proposta de Emenda Constitucional que pretende altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para instituir o novo regime fiscal. A partir daí as despesas primárias, como educação e saúde, seriam fixadas por um período de 20 anos. A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados e está em votação no Senado.