INSEGURANÇA

Governo do Estado lança medidas para combater assaltos a ônibus

Entre as ações estão um sistema de monitoramento de alta resolução e o desenvolvimento de um aplicativo para smartphones com a função de denunciar situações de risco para os passageiros

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 11/11/2016 às 14:25
Foto:Júlio Cirne/JC Trânsito

Na manhã desta sexta-feira (11), dia no qual os funcionários de transportes rodoviários paralisaram as atividades para protestar contra a violência dentro dos coletivos, o Governo do Estado de Pernambuco anunciou um plano de ação para combater os constantes assaltos a ônibus que têm acontecido no Recife e Região Metropolitana.

A reunião foi realizada no Centro Integrado de Comando e Controle Regional e contou com a participação de representantes de diversos órgãos do Estado que apresentaram as novas medidas para combater as ações criminosas. O secretario das cidades Francisco Papaleo detalha a reunião. “A partir de agora será uma integração maior entre todas as áreas do Governo do Estado, que tratam com o transporte público e segurança, para garantir assim um transporte seguro”, afirma.

Dentre as ações estão a colocação de um sistema de monitoramento de alta resolução dentro dos coletivos e o desenvolvimento de um aplicativo para smartphones com a função de denunciar situações de risco para os passageiros.

Fernando Guedes, gerente do departamento de tecnologia do Grande Recife afirma que no prazo de quatro meses todos os coletivos estarão equipados com o novo sistema de segurança.

Ainda segundo o Grande Recife, dos três mil veículos em circulação,1941 já possuem o serviço de imagens, porém com pouca qualidade.

O plano também traz mudanças no preenchimento dos boletins de ocorrência. De acordo com delegado Joel Venâncio, coordenador da força tarefa, o registro será feito com mais detalhes. “

Com as novas câmeras a polícia pretende impedir a ação dos bandidos. Como fala o delegado Joel Venâncio, coordenador da força tarefa. “ O boletim precisa ser melhorado, porque ele é ponto inicial da investigação”, avalia.

BALANÇO

De janeiro a outubro deste ano, a Secretaria de Defesa Social registrou 1033 mil roubos a ônibus em todo o Estado, 329 a mais se comparado ao mesmo período de 2015.

Ouça na reportagem de Juliana Oliveira: