Estudantes, professores e representantes sindicais promoveram ato que interrompeu o tráfego na BR 101, em frente a reitoria da UFPE, na cidade universitária, no Recife.
Motoristas ficaram presos em longas filas de congestionamentos, enquanto os manifestantes utilizavam entulhos para bloquear a universidade.
Nas faixas e cartazes mensagens contrárias à aprovação da PEC 55 no Senado, como explica Simone Fontana, coordenadora geral do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife. “ A gente quer barrar a PEC 55, junto com os estudantes que ocuparam as universidades e também contra o conjunto de ataques que está sendo feito ao serviço público”, afirma.
>> Funcionários do INSS protestam contra PEC 55 sem paralisar atividades
>> Trabalhadores e estudantes aderem a protesto nacional contra a PEC 55
Por conta do dia nacional de greve, a reitoria da UFPE decretou suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nesta sexta-feira (11).
DETRAN
No prédio sede do Detran, na Iputinga, também na Zona Oeste da capital, o atendimento ficou prejudicado. Juliana Santos, tinha prova prática marcada e descobriu que o atendimento foi suspenso.
O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco e representantes de sindicatos dos servidores do Detran de 12 estados da federação participaram de ato no pátio do órgão.
Alexandre Bulhões, presidente do Sindetran-PE, criticou à política de terceirização da atual gestão do órgão.
NOTA
A assessoria do Detran informou que nenhum cliente vai ser prejudicado. Após o feriadão, um levantamento vai ser realizado e os cancelamentos serão atendidos sem prejuízos. Já sobre as acusações do Sindetran, o órgão não vai comentar sobre críticas a uma pauta nacional.
Ouça na reportagem de Rafael Carneiro: