OLHA PRO CÉU

Entenda o fenômeno da Superlua, a maior Lua Cheia em quase 70 anos

Astrônomo pernambucano explica evento conhecido por Superlua, que chama a atenção do mundo inteiro. É a "maior lua" desde 1948

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 14/11/2016 às 9:41
O mundo de olhos voltados para a lua nesta segunda-feira. Foto: Diego Nigro/JC Imagem


"Olha pro céu, meu amor. Vê como ele está lindo"... Os versos de Luiz Gonzaga farão muito sentido na noite desta segunda-feira (14) quando o mundo inteiro observar o que os especialistas chamam de "Superlua". É o maior tamanho visível do satélite desde 1948. Sobre o acontecimento, o astrônomo Adelmário Prazeres conversou com o comunicador Geraldo Freire, durante o "Super Manhã".

De acordo com o estudioso, a Superlua nada mais é do que a saída de gases no interior de algumas crateras, que mediante a lumunosidade solar, faz surgir esse fenômeno. O termo surgiu em 1979, quando um astrólogo o identificou dentro das previsoes nos mapas astrais.

O astrólogo Adelmário Prazeres afirmou que participa de um grupo dedicado especificamente para a lua e que todos estarão atentos aos céus nesta noite. Ele ainda falou sobre como as luas sempre parecem maiores em pontos como serras e montanhas: "Todo objeto celeste visto na linha do horizonte dá a perspectiva de ser maior", afirmou.

Estudiosos e admiradores da lua se preparam para noite especial. Foto: Ricardo B. Labastier / JC Imagem

MOMENTO SÓ VOLTA A SE REPETIR EM QUASE 20 ANOS

O fenômeno da Superlua ocorre quando o perigeu do famoso satélite - ponto da órbita mais próximo da Terra - coincide com a fase de Lua Cheia.A Lua atingiu o perigeu agora pela manhã, precisamente às 8h22 (horário do Recife) e estará cheia às 10h52 (também no horário do Recife). Segundo especialistas, uma Superlua costuma ser 14% maior e 30% mais luminosa do que a Lua Cheia a que estamos acostumados.

Uma nova conjunção de fatores como essa, com perigeu em fase de Lua Cheia, vai demorar um pouco de tempo para acontecer. Para ser exato, 18 anos: em 25 de novembro de 2034. Já a maior Superlua de todo o século XXI levará ainda mais tempo e deve ser observada em 2052, daqui há 36 anos. Você vai conseguir esperar?