PEC 55

Ocupação da Faculdade de Direito da UFPE pode chegar ao fim até sexta

A Justiça Federal chegou a emitir a ordem de reintegração de posse, mas voltou atrás. Ocupação da FDR começou na última quinta-feira

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 15/11/2016 às 6:12
Fotos: Ashley Melo/JC Imagem


Um grupo de estudantes levantou acampamento no prédio da Faculdade de Direito do Recife (FDR) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que fica no bairro da Boa Vista, área central do Recife, na última quinta-feira (10). Eles protestam contra a PEC 55, em tramitação no Senado, que limita o teto de investimentos públicos nos próximos 20 anos.

Foto: Ashley Melo/JC Imagem


A Justiça Federal chegou a emitir a ordem de reintegração de posse, mas voltou atrás e agora aguarda as negociações. Estão envolvidos representantes da Defensoria Pública da União, da Reitoria da UFPE, alunos, ex-alunos e manifestantes.

Nesta quarta-feira (16), as partes voltam a se reunir para finalizar o acordo a ser homologado pela Justiça. A expectativa é que a ocupação possa ser encerrada até a próxima sexta-feira (18).

UNICAP

A ocupação de estudantes na Reitoria da Universidade Católica De Pernambuco, na Boa Vista, chega ao quinto dia nesta terça-feira (15). As aulas continuam normalmente e o semestre letivo segue sem prejuízos para a comunidade acadêmica.

Os manifestantes são contrários à PEC 55 e à reforma do ensino médio. A pauta inclui também as demissões do ministro da Educação Mendonça Filho e o da Saúde Ricardo Barros.

PEC 55

A PEC 55 é uma Proposta de Emenda Constitucional que pretende altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para instituir o novo regime fiscal. A partir daí as despesas primárias, como educação e saúde, seriam fixadas por um período de 20 anos. A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados e está em votação no Senado.