A cidade de Petrolina, localizada no Sertão de Pernambuco, a cerca de 637 km de distância do Recife, se firmou definitivamente no roteiro turístico do Estado de Pernambuco. Quem alega é a Conselheira da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV), Fátima Bezerra. Em entrevista ao quadro Passando a Limpo desta terça-feira (15), a conselheira afirmou que a "a cidade que mais se visita no estado hoje é Petrolina".
"É com muita alegria que nós que trabalhamos pelo turismo de Pernambuco já estamos presenciando essa realidade. Vim com um grupo de empresário à cidade e comprovei que ela está lotada neste feriadão. Petrolina já é destino consolidado em Pernambuco", comemora Fátima.
Ouça aqui a entrevista completa:
[uolmais_audio ]
A Consultora da ABAV avalia que a localidade tem uma boa variedade de atrativos, que vão desde o Rio São Francisco, passeios de barco, vinícolas, visita à Barragem de Sobradinho e passa também pela receptividade do povo petrolinense. Além de citar a divulgação promovida pela novela "Velho Chico", exibida este ano na Rede Globo, que segundo ela "deu um UP no destino".
Rede Hoteleira
Questionada sobre o investimento na rede hoteleira da cidade, a conselheira explica que esse tem sido uma preocupação, não somente por conta procura turística. "Petrolina conta também com o turismo de negócios e por isso tem uma ocupação boa de segunda a sexta. Os hotéis antigos foram reformados, a rede hoteleira esta se modernizando", explica.
Falta Melhorar
Como nem tudo são flores e consolidar um destino turístico também passa por investimentos e melhorias estruturais, Fátima reconhece que um ponto no qual a cidade ainda deixa a desejar é a respeito da "informação ao turista". "Quem vai a Petrolina não vai ficar somente em Petrolina, ele vai visitar o Vale do São Francisco, as vinícolas de Lagoa Grande, ele vai além e no aeroporto, por exemplo, falta um setor de informação ao turista, tem trabalhos ainda a fazer", conclui.