Um grupo de taxistas bloqueou um dos principais cruzamentos da Avenida Agamenon Magalhães, na altura da Praça do Deby, área central da Recife, na manhã desta quarta-feira (16) em protesto contra o transporte irregular de passageirosno Grande Recife. Eles também pedem maior fiscalização contra o aplicativo de caronas pagas Uber. Um grupo chegou a atear fogo em pneus, bloqueando o tráfego no sentido Boa Viagem por cerca de uma hora. O trânsito foi liberado por perto das 8h, mas ainda segue lento na pista.
Os taxistas alegam que o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife não se posicionam nem criam estratégias para frear o uso do Uber. Eles alegam que existe uma legislação federal que proíbe o transporte particular de passageiros por profissionais que não sejam taxistas. Os ativistas também protestam contra a PEC 55.
DECISÃO JUDICIAL
Em decisão recente, concedida em outubro, foi liberado o trabalho de motoristas ligados ao aplicativo. A decisão do juiz Haroldo Carneiro Leão, da 7ª vara da Fazenda Pública da Capital, proíbe os profissionais de fiscalização do trânsito da capital de apreender veículos ou aplicar multas para os motoristas que operam o aplicativo.