OCUPAÇÕES

Assembleia Legislativa de Pernambuco debate ocupações na rede estadual

Deputados da Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa receberam estudantes de escolas ocupadas no estado.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 18/11/2016 às 11:13
Foto: Jonatas Campos/assessoria Teresa Leitão


As ocupações estudantis em instituições de ensino contra a PEC 55, que congela o teto de investimentos públicos durante os próximos 20 anos, são tema de uma audiência pública promovida pela comissão de cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O encontro começou às 9h no plenário da Alepe, na Rua da União, na Boa Vista, e reúne representantes dos estudantes e dos professores.

O objetivo da audiência pública é definir os rumos das ocupações e ouvir os alunos. A audiência foi proposta pela deputada Teresa Leitão (PT). De acordo com a parlamentar, a presença do Ministério Público e colaboração da Procuradoria Geral da União vão contribuir nas decisões. “Esse momento pode ser de uma grande mobilização e nós não queremos que seja tratado como caso de polícia”, diz.

OCUPAÇÕES

Ao todo, mais de 20 instituições estão ocupadas em Pernambuco. Além de criticar a PEC 55, os ativistas também são contra as mudanças no ensino médio. Entre as propostas de mudança na grade está a retirada da grade obrigatória de disciplinas como artes, filosofia, educação física e sociologia.

Entre os estabelecimentos ocupados estão o Ginásio Pernambucano localizado na Rua da Aurora e a Escola de Referência em Ensino Médio Porto Digital, no Bairro do Recife. A Escola Cândido Duarte foi a primeira a ser ocupada no estado.

»EREM Porto Digital é ocupado em protesto contra PEC 55
»Alunos afirmam que não há previsão para desocupar escolas estaduais
»Estudantes secundaristas ocupam escola em protesto contra a PEC 55

PEC 55

A PEC 55 é uma Proposta de Emenda Constitucional que pretende altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para instituir o novo regime fiscal. A partir daí as despesas primárias, como educação e saúde, seriam fixadas por um período de 20 anos. A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados e está em votação no Senado.