MARIA FERNANDA

Médicos voluntários realizam exames de prevenção ao câncer de próstata

A ação voluntária de prevenção ao câncer de próstata acontece no Ambulatório Maria Fernanda do Hospital Português durante todo o dia. Para ser atendido, é preciso ter feito cadastramento prévio

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 18/11/2016 às 12:49
Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal


Reportagem de Clarissa Siqueira

Nesta sexta-feira, mais de 300 homens são atendidos gratuitamente por médicos urologistas durante a campanha Novembro Azul para detectar o câncer de próstata promovida pelo ambulatório Maria Fernanda do Hospital Português, na área central do Recife. Este é o 15º ano da campanha e o atendimento é exclusivo para homens que se cadastrarm antecipadamente. A distribuição antecipada evita a formação de filas em frente ao ambulatório.

Este ano, o tema da campanha é "Cuidar da saúde também é coisa de homem". Ao todo, oito médicos voluntários atendem aos pacientes. O coordenador da campanha, o urologista José Nogueira afirma que os exames suspeitos serão atendidos pelo ambulatório Maria Fernanda, em caso de pacientes que tenham ligação com o hospital, ou ecaminhados para hospitais do Sistema Único de Saúde que tenham serviço de urologia.

De acordo com José Nogueira, os pacientes atendidos hoje passam por uma conversa inicial sobre os sintomas, a coleta de sangue para o exame PSA e pelo toque retal, que identifica alterações no volume da próstata. "Esses são exames fundamentais para termos a suspeita do diagnóstico", afirma.

O motorista João Bosco da Silva afirma que sempre procupa atendimento médico. "Eu fiz o exame em 2014. No ano passado eu não consegui, mas voltei para fazer o exame esse ano. Eu dou preferência por aqui por que acho o exame mais correto", diz.

CÂNCER DE PRÓSTATA

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é que até 61 mil novos casos de câncer de próstata sejam descobertos em 2016 no Brasil. Este é o segundo tipo de câncer mais comum entro os homens no País.