A Secretaria de Defesa Social (SDS) lançará na próxima semana o programa Polícia na Rua. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (18), pelo secretário da pasta, Ângelo Fernandes Gioia, durante o programa Audiência Marcada com apresentação do comunicador Ednaldo Santos. A entrevista contou também com as participações do repórter de Cidades do Jornal do Commercio Felipe Vieira e o editor de Política do JC, Gilvan Oliveira.
O secretário Ângelo Fernandes Gioia explicou que, através do Polícia na Rua, a SDS vai mobilizar o efetivo das polícias Militar e Civil durante 24 horas na realização de policiamento ostensivo e no trabalho de investigações. “A nossa intenção é promover um dia sem homicídios e com menos violência contra a mulher e o idoso”, destacou. O trabalho será realizado uma vez a cada semana.
Uma preocupação colocada como prioritária pelo secretário é no que se refere à onda de assaltos aos bancos do interior de Pernambuco. Gioia informou que realizou uma reunião com dirigentes do Exército para solicitar apoio do órgão no rastreamento de explosivos utilizados pelos bandidos nas explosões de agências bancárias. “Explosivos vendidos a pedreiras acabam sendo desviados e chegam às mãos das quadrilhas”.
Ele enfatizou que se reunirá com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). “É um segmento que obtém um lucro razoável e precisa empregar tecnologias para diminuir os atrativos para os ladrões”, comentou. O secretário revelou que também manteve contatos com prefeitos, vereadores e deputados para discutir a viabilidade de formalização de parcerias, como: envolver as prefeituras na fiscalização do horário de funcionamento de bares, no acompanhamento de eventos de rua, entre outras medidas.
GREVES
Questionado sobre os movimentos deflagrados por categorias da SDS insatisfeitas com questões salariais e de trabalho, o secretário assegurou que em menos de 40 à frente da secretaria conseguiu superar três possíveis greves.
Ouça aqui o Audiência Marcada na íntegra: