MOBILIZAÇÕES

Categorias realizam nova paralisação na próxima sexta-feira

Uma paralisação semelhante foi realizada há menos de um mês e contou com a adesão de rodoviários e servidores públicos, entre outros profissionais

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 21/11/2016 às 21:48
Foto: JC Imagem


Pela segunda vez em menos de um mês, servidores de várias categorias ligados à Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) vão cruzar os braços, nesta sexta-feira (25), em adesão ao Dia Nacional de Greve. Na pauta, bancários e policiais civis, entre outras categorias, engrossam o movimento dos estudantes contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 55) que tramita no Senado, a antiga PEC 241 (aprovada na Câmara), visando estabelecer um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos.

Todas as agências bancárias do Estado foram incentivadas a aderir ao movimento, porém não há garantia de que todas as unidades serão fechadas, de acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Além da PEC do Teto, a classe reivindica a reestruturação dos bancos públicos.

LEIA TAMBÉM

Sindicatos e servidores realizam protestos no Sertão pernambucano

Banco do Brasil vai fechar sete agências de Pernambuco em 2017

Mesmo com a reformulação do plano de cargos, carreiras e vencimentos apresentada pelo Governo de Pernambuco na última semana, os policiais civis do Estado ainda vão suspender os serviços. Segundo a categoria, apenas o setor de flagrantes está previsto para funcionar. O Instituto de Medicina Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC), também pertecentes à Polícia Civil, vão funcionar, no entanto os corpos serão liberados de forma mais lenta.

Além de aderir ao movimento contra a PEC, os servidores do Detran-PE podem decretar paralisação por tempo indeterminado. A categoria, que já ordenou a situação de estado de greve, vai decidir os rumos do ato na próxima sexta-feira. A categoria informou que já enviou um ofício para o Governo de Pernambuco contra o processo de privatização que ocorre em vários setores, voltando a funcionar até que o processo seja resolvido.