
Incidência da Infecção Urinária durante o verão foi o tema do Consultório desta segunda-feira (21). A comunicadora Graça Araújo recebeu o ginecologista Arlon Silveira e a urologista Regina Nogueira.
Ouça o Consultório na íntegra:
Segundo a urologista Regina Nogueira a ifecção urinária pode ser causada por mútiplos fatores e é mais comum nas mulheres, devido a uretra ser mais curta. Ela ressalta também que o principal método de previnir essa infecção é o aumento na ingestão de líquidos.
A DOENÇA
A Infecção do Trato Urinário (ITU), conhecida popularmente como infecção urinária, é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Esse tipo de infecção é mais comum na parte inferior do trato urinário, do qual fazem parte a bexiga e a uretra.
A doença ocorre quando uma bactéria entra no sistema urinário por meio da uretra e começa a se multiplicar na bexiga. O trato urinário costuma expelir esses organismos estranhos do corpo, mas algumas vezes essas defesas falham e a bactéria em questão passa a crescer dentro do trato urinário, dando início a uma infecção.
As causas variam de acordo com o local onde há infecção. Os tipos mais comuns de infecção urinária são a cistite e a uretrite, que acometem a bexiga e a uretra.