Começa nesta segunda-feira (21) a 11ª edição da Semana Nacional de Conciliação em todos os tribunais trabalhistas do Brasil. A iniviativa é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça. O mutirão segue até a próxima sexta-feira (25). Saiba mais na reportagem de Clarissa Siqueira:
Em Pernambuco, a expectativa é que mais de 1.000 conflitos relacionados à Justiça do Trabalho sejam solucionados durante o mutirão. Todas as 70 varas do Trabalho do Estado, além do Núcleo de Concilação do Primeiro Grau e da Central de Conciliações do Segundo Grau participam da Semana de Conciliação.
De acordo com o juiz Eduardo Câmara, coordenador do Núcleo de Conciliação do Primeiro Grau, qualquer processo pode ser trabalhista pode ser conciliado essa semana, independente da fase em que está. "Tanto na fase de conhecimento, em que ainda não houve a sentença, quanto na fase recursal ou na fase de execução, que já saiu a sentença, já se sabe quanto deve, mas ainda não foi pago", diz.
O juiz Eduardo Câmara explica que, quem desejar fazer a conciliação, pode procurar o Núcleo de Conciliação, que fica no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, ou um dos tribunais. Ainda é possível acessar o site e www.trt6.jus.br e solicitar a conciliação.
BALANÇO DE 2015
Na Campanha de conciliação do ano passado, o Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco concluiu 1.183 acordos. Mais de R$ 12 milhões foram arrecadados.