Bancários de Pernambuco prometem mobilizações contra fechamento de agências do Banco do Brasil no Estado. O assunto será discutido em Brasília, por representantes do sindicato da categoria e gestores da instituição financeira. Pela manhã, a reunião será no Recife, no prédio da Superintendência Regional do BB, na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade. Serão atingidas 16 unidades, pelo Plano de Reestruturação que pretende economizar ao todo quase R$ 4 bilhões a cada ano.
» Banco do Brasil vai fechar sete agências de Pernambuco em 2017
» Veja quais agências do Banco do Brasil serão encerradas em Pernambuco
Serão fechadas as agências de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho; Peixinhos, em Olinda; Avenida Guararapes; Pina; Derby; Shopping Recife e Shopping RioMar, todas no Recife. Serão postos de atendimento: Escada, Sirinhaém, Frei Miguelinho, Jataúba, Macaparana, Riacho das Almas, Tuparetama, Vertentes e Vicência. Fábio Moura, presidente em exercício do Sindicato dos Bancários, afirma que os trabalhadores não podem pagar a conta.
Os bancários confirmaram participação no Dia Nacional de Paralisação, programado para esta sexta-feira (25). Os policiais civis também prometem suspender as atividades, além de outras categorias de trabalhadores.
Os metroviários decidem em assembleia durante a noite desta terça-feira (23) e os rodoviários devem articular o protesto ao longo da semana. A mobilização tem como bandeiras o fim da PEC 55, que limta os gastos públicos e, de acordo com as categorias, a manutenção das conquistas sociais.
PROPOSTA
A PEC 55 é uma Proposta de Emenda Constitucional que pretende altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para instituir o novo regime fiscal. A partir daí as despesas primárias, como educação e saúde, seriam fixadas por um período de 20 anos. A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados e está em votação no Senado.