A semana nacional do doador de sangue começa nesta terça-feira e segue até a próxima sexta-feira (25). Para marcar a data e os 39 anos do Hemocentro de Pernambuco (Hemope), a Fundação vai homenagear os doadores que tenham 25, 50 e 75 doações.
A campanha lançada nesta manhã tem como mote a hastag #RazõesParaAgradecer e pede que os doadores venham até a sede do Hemope, localizada no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, fazer sua doação. A coordenadora do Hemope, Iêda Maia, afirma que a campanha visa incentivar as doações para o período de festas. “Nosso estoque está crítico em quase todos os tipos sanguíneos. Essa campanha está acontece do recife até sertão para parabenizar e repor nosso estoque”, diz.
» Hemope lança campanha para incentivar jovens a doar sangue
Marinaldo Josuel de Oliveira, que é doador há 31 anos, recebeu o certificado e o broche de 75 doações. “Eu só tenho que agradecer ao pessoal do Hemope. É um compromisso grande que eu tenho com meus irmãos representar todos esses doadores. É um gesto de amor com o ser humano”, comemora.
Outro homenageado é Omar Araújo da Silva, que está completando 26 doações. “Eu estava fazendo uns cálculos aqui com Marinaldo e já sou doador há 18 anos. Se eu tivesse seguido à risca, devia estar completando 72 anos... Estou um pouco atrasado”, brinca. “Hoje eu vou fechar o ano e em 2017 eu vou me policiar mais para fazer mais doações”
A animação vai ficar por conta do sanfoneiro Rafinha Paes que além de músico é personagem frequente na sala de coleta. A cerimônia festiva acontece no auditório do hemocentro.
O Hemope também vai homenagear empresas e instituições solidárias com a causa da captação de sangue. Entre elas estão o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR) e o ministério público de Pernambuco.
Doações
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos, gozar de boa saúde e pesar mais de 50 quilos. Pessoas que estão tomando remédios controlados, que estejam com anemia, mulheres grávidas ou amamentando não podem doar sangue.