Já está quase tudo pronto para a edição de número 112 da festa dedicada à Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife. A programação começa na próxima terça-feira (29), com a procissão da bandeira que sai do sítio da trindade, em casa amarela, às 18h em direção à igreja, no Alto do Morro da Conceição, onde os fiéis participam de um show com a cantora Fafá de Belém.
Com o tema "Nossa Senhora da Conceição do Morro, Santuário do Povo", este vai ser o primeiro ano das homenagens à santa depois que o local recebeu o título de santuário arquidiocesano.
47 missas vão ser celebradas durante os dez dias de festa. O auge, no dia 08 de dezembro, conta com a procissão de encerramento, saindo da Avenida Cais do Apolo, no Forte de Brum, na qual os fiéis percorrem quase 7km até a igreja.
Uma das novidades neste ano é que nas noites dos dez dias não vão ser mais celebradas missas e sim novenas. Como explica o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padre José Ulysses da Silva. “A novena é uma manifestação popular, enquanto a missa é uma celebração do padre. Nós demos a possibilidade de que ao menos uma celebração fosse uma novena, pois ela oferece a chance de fazer com que as manifestações folclóricas aconteçam durante a celebração”, afirma.
Outra novidade é a estrutura da festa. Agora, os fiéis não podem mais permanecer parados ao redor da imagem de Nossa Senhora da Conceição. Grades vão ser montadas para formarem caminhos com entradas e saídas, para que os devotos apenas passem devagar, caminhando, pelo local.
SEGURANÇA
Para garantir a segurança durante a Festa do Morro, vão ser empregados quase 1500 policiais militares, com apoio de 20 viaturas. As interdições no trânsito já começam também na próxima terça-feira (22), nos mesmos locais das últimas edições das homenagens. Toda a programação pode ser conferida também na página do facebook do Santuário ou pelo telefone: (81) 3268-9255.
Ouça na reportagem de Clarissa Siqueira: