OPERAÇÃO

Ação da Polícia Civil e Ministério Público combate crime organizado

Na terceira fase da Operação Pulverização, Polícia cumpre mandados de prisão remanescentes da Operação Esforço Geral, que prendeu o prefeito de Belém de Maria

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 23/11/2016 às 9:29
Imagem ilustrativa. Foto: reprodução/internet


Nesta quarta-feira (23), a Polícia Civil de Pernambuco realiza a 3ª fase da Operação Pulverização, realizada dentro Operação Esforço Geral. A ação conjunta entre Ministério Público e a Polícia Civil de Pernambuco visa combater organizações criminosas especializadas em desvio de dinheiro, fraudes em licitações e formação de quadrilha.

Na ação de hoje, estão sendo cumpridos mandados de prisão remanescentes das fases anteriores. Na primeira e segunda fases da Operação “Pulverização”, o Combate às Organizações Criminosas do MPPE (Gaeco) investigou e desarticulou um núcleo econômico empresarial e um núcleo político, responsáveis pelo desvio de R$ 9,7 milhões dos cofres do município de Belém de Maria, na Mata Sul de Pernambuco.

Os 18 réus presos nas primeiras fases foram acusados de crimes como falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, organização criminosa. O prefeito da cidade Valdeci José dos Santos, que foi preso, e a vice-prefeita Maria Amália Silva do Egito, que foi afastada, foram investigados por crimes de responsabilidade por apropriação de bens, rendas públicas ou desvio de verbas.

ESFORÇO GERAL

A Operação Esforço Geral é desenvolvida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do MPPE (Gaeco) desde 20 de novembro de 2015.