O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil é comemorado nesta quarta-feira (23). Para comemorar a data, meninos e meninas atenddidos pelo Grupo de ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC) ganharam uma festa no campo de futebol do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, que fica no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife.
Além de se difertirem nos brinquedos como pula-pula e piscina de bolinhas, as crianças tiram fotos com super heróis, assistem shows de mágica e recebem donativos como leite em pó e suplemento infantil, fraldas e material de higiene. A iniciativa é promovida pela Polícia Rodoviária Federal, Samu e empresa, com apoio do GAC, e acontece simultaneamente em 20 cidades do País.
A presidente do GAC, a médica oncologista Vera Morais, afirma que a principal missão da festa é comorar o combate ao câncer e institucionalizar o diagnóstico precoce. "Para que a gente faça o diagnótico precoce, é importante que a gente identifique os sinais e sintomas de alerta e isso nã é fácil por que eles se parecem com os das doenças infantis. Uma febre, por exemplo, pode ser uma virose ou uma leucemia", diz.
APOIO À CAUSA
Muitas crianças aproveitam a presena da Polícia e do SAMU para tirar fotos dentro das viaturas. Elas também ajudam a raspar os cabelos dos policiais, que com gesto de apoio aos pacientes, fizeram até filas para cortar os cabelos.
O superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Valdir Correia Ortis, foi um dos primeiros a raspar a cabeleira. "Chamando atenção para uma causa importante, nós lançamos uma campanha nacional para incentivar as pessoas a olharem para este problema e continurem trabalhando na resolução dele", explica.