Desde 2014, o projeto #Dajaneladomeuonibus leva à internet, mais especificamente às redes sociais, alguns fragmentos do cotidiano, flagrados em cliques por usuários de coletivos: ônibus, trem, metrô. No dia 29 de novembro, o projeto, que a princípio levava essa realidade ao Instagram e ao Facebook, ganha um site que também chega com o intuito de fortalecer os olhares afetivos urbanos.
A atividade é promovida pela artista e designer pernambucana Isabela Faria, e conta com a colaboração de seguidores dos 5 continentes. Para abordar a nova plataforma web, Isabela conversou, no programa Movimento desta quarta-feira (23), com o comunicador Marcelo Araújo. Ouça a entrevista, na íntegra:
DA JANELA DO MEU ÔNIBUS
O site, desenvolvido pela 3Ecologias, com incentivo da Secretaria de Cultura de Pernambuco, por meio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura - Funcultura, reunirá as fotos publicadas no perfil @dajaneladomeuonibus no Instagram.
O usuário poderá utilizar o serviço de busca para navegar pelas imagens, traçando seu próprio roteiro a partir de palavras-chaves, hashtags, nome do autor das fotos, linha de ônibus, cidade, entre outros. Também serão disponibilizadas notícias sobre o projeto, relatos de usuários dos coletivos, curiosidades e fatos relacionados à memória e à cidade.
A plataforma conta ainda com um mapa, que mostra por onde já passaram os colaboradores #Dajaneladomeuonibus, que hoje tem mais de 5 mil seguidores no Instagram e mais de 7 mil curtidas no Facebook. De Recife, em Pernambuco, aos vizinhos Janga, Igarassu e João Pessoa, passando por Maharashtra, na Índia, Almaty, no Cazaquistão, Kuopio, na Finlândia, Moscou, na Rússia, Montevidéu, no Uruguai e Barcelona, na Espanha.
A lista de cidades com contribuições ao Dajanela somam mais de 100 cidades em cerca de 50 países, e já alcançou cinco continentes: toda a América, Europa, Ásia, África e Oceania. Segundo Isabela, com o mapa foi possível criar "a maior linha de ônibus do mundo, são quase 50 mil quilômetros", refere-se com a graça exagerada típica do pernambucano.
Saiba mais
www.dajaneladomeuonibus.com (disponível a partir o dia 29 de novembro)