SISTEMA SOCIOEDUCATIVO

Conselho de Direitos Humanos visita unidades da Funase após denúncias

Uma comissão nacional está em Pernambuco para avaliar as condições de funcionamento da Funase. Em outubro, sete internos morreram em rebelião na unidade Caruaru

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 24/11/2016 às 12:25
Foto: arquivo/JC Imagem


Uma missão emergencial formada por integrantes do Conselho Nacional de Direitos Humanos visita o Estado nesta quinta e sexta-feiras (24 e 25). As visitas acontecem em unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco após uma sequência de violações aos direitos humanos, rebeliões e mortes de adolescentes em unidades da Funase.

O Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop) tem denunciado as violações. No último dia 30, a Funase de Caruaru registrou uma rebelião que terminou com sete mortos.

» Interno ferido em rebelião na Funase de Timbaúba morre na Restauração
» Novo presidente da Funase toma posse em meio a onda de rebeliões
» Rebelião na Funase de Caruaru termina com sete internos mortos

O representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Victor Cavalcante, afirma que a visita tem como objetivo principal avaliar as denúncias de irregularidades contra unidades da Funase recebidas pelo Conselho. "A gente pactua com o Governo do Estado a possibilidade de fazer termos de ajustes de conduta com o Misnitério Público, além de fechar algumas ações propositivas para a polítca de ressocialisação do Estado", diz. "A gente pode acionar o Ministério Público Federal e, caso haja necessidade, também acionamos as cortes de direitos humenos", completa.

VISITA INSTITUCIONAL

A Comissão Nacional dos Direitos Humanos visita ainda procuradores do Ministério Público de Pernambuco e a Assembleia Legislativa para abrir diálogos e propor soluções para as autoridades locais. A visita da Conanda ainda pode obrigar o governo a cumprir três termos de ajustamento de conduta referentes a violações ocorridas a partir do ano de 2012.