Durante assembleia realizada na noite desta quinta-feira (24), os metroviários decidiram que vão parar as atividades completamente a partir da 0h desta sexta-feira (25). A categoria diz que ficará parada até à 0h do sábado (26).
"Os trabalhadores estão num nível de insatisfação altíssimo. A gente tem muitos motivos para parar o metrô como um alerta à sociedade", justificou Levi Arruda, diretor de comunicação do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE). Ele denuncia sucateamento do sistema.
Por meio de nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o metrô funcionará das 5h às 9h e das 16h30 às 20h30, com 14 trens na Linha Centro e 9 trens na Linha Sul operados por supervisores, instrutores e chefes de posto.
A repórter Carol Santos tem os detalhes:
Os metroviários vão aderir ao Dia Nacional de Lutas, Greve, Paralisações e Manifestações, que acontece nesta sexta. Em Pernambuco, a Central Única dos trabalhadores (CUT), as centrais sindicais, movimentos sociais, estudantes, trabalhadores do Detran, policiais civis e bancários são algumas das categorias que vão aderir ao movimento.
Contra a PEC 55
O ato ocorre em protesto contra a PEC 55, que congela investimentos na área como educação e saúde, e também reivindica a reforma do Ensino Médio, da previdência e trabalhista.
"Além da PEC 55, os metroviários se opõe fortemente aos ataques ao direito dos trabalhadores. A reforma trabalhista que está em curso", acrescentou Levi Arruda.
Confira a nota completa da CBTU
Diante da decisão tomada pelo Sindicato dos Metroviários a favor da paralisação do metrô no dia de amanhã (25), a Superintendência da CBTU Recife montará operação especial para atender os usuários e minimizar os transtornos durante o horário de pico. O metrô funcionará das 5h às 9h e das 16h30 às 20h30, com 14 trens na Linha Centro e 9 trens na Linha Sul operados por supervisores, instrutores e chefes de posto. Na Linha Diesel (VLT) não haverá operação.