Por causa do Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações contra a PEC 55, algumas agências bancárias do Centro do Recife permanecem fechadas até o meio-dia nesta sexta-feira (25). Os funcionários fazem protesto contra as medidas do governo Temer, a privatização dos bancos públicos, com destaque para o processo de reestruturação do banco do Brasil, e a terceirização dos serviços.
Mais detalhes na reportagem de Clarissa Siqueira:
Entre as agências que estão fechadas estão todas as unidades localizadas na Avenida Conde da Boa Vista, a agência do Banco do Brasil da Rua Sete de Setembro e da Avenida Rio Branco, do Santander da Rua Imperatriz e do Bradesco na Praça Maciel Pinheiro. Às 12h30, a categoria se reúne em frente ao Banco do Brasil da Avenida Rio Branco para realizar um ato público.
Na agência do Bradesco localizada na Avenida Conde da Boa Vista, a reportagem da Rádio Jornal encontrou o comerciante Rafael Moraes. Ele não foi trabalhar hoje para resolver um problema bancário da irmã. "Três cartões dela foram estraviados. Eu suspendi os cartões, mesmo assim, continuam tirando dinheiro da conta dela", diz.
O estudante Bruno Santos estava na mesma agência. Ele afirma que vai esperar o banco abrir para não dar viagem perdida. "Eu falei com a funcionária e ela disse que vai abrir ao meio dia. Vou esperar", diz.
Os bancários participam na tarde de hoje de uma grande mobilização no bairro do Derby, área central do Recife. Outras categorias também participam do ato marcado para às 15h.
PEC 55
A PEC 55 é uma Proposta de Emenda Constitucional que pretende altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para instituir o novo regime fiscal. A partir daí as despesas primárias, como educação e saúde, seriam fixadas por um período de 20 anos. A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados e está em votação no Senado.