PRISÃO

Secretário de Belém de Maria, na Mata Sul, é preso por desviar verbas

A operação pulverização do MPPE e Polícia Civil investiga uma organização que desviou verbas de R$15 milhões dos cofres da prefeitura de Belém de Maria, na Mata Sul do Estado

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 25/11/2016 às 14:14
Foto: Divulgação/Policia Civil


O Ministério Público de Pernambuco e a Polícia Civil apresentaram nesta sexta-feira (25), a terceira fase da operação pulverização, em que se investiga uma organização formada por empresários, políticos e secretários responsáveis por desvio de verbas no valor de R$15 milhões dos cofres da prefeitura de Belém de Maria, na Zona da Mata Sul do Estado.

A terceira fase, teve a prisão de seis pessoas, entre essas Ataíde Júnior, secretário de infraestrutura de Belém de Maria. Além dele, donos de armazéns de construção e de empresas de eventos foram alvos. Mais seis pessoas ficaram com mandados de prisão preventivas em aberto, com envolvimento no esquema.

O coordenador do Grupo de Atuação Especial às Organizações Criminosas (GAECO), do MPPE, Ricardo Lapenda, aponta como principal beneficiado o prefeito da cidade, preso, Valdeci José dos Santos. “O esquema era praticado pelo próprio prefeito por meio do secretário dele e outras secretarias, e operava com empresas fantasmas. Calçava todo o desvio do dinheiro apresentando notas falsas para que fizesse parte da contabilidade da prefeitura “afirma.

Entre as provas, e-mails e notas ficais comprovavam o superfaturamento na aquisição de materiais usados em obras no município. Em alguns deles os secretários de infraestrutura e de finanças encomendavam notas fiscais a empresas fantasmas.

A vice-prefeita, que assumiu a cidade no lugar no prefeito Valdeci José dos Santos, também foi afastada dentro da operação. No total, foram presas 18 pessoas somadas à primeira e segunda fase. Seis pessoas são consideradas foragidas.

Ouça na reportagem de Rafael Carneiro: