ECONOMIA

Primeira parcela do 13º deve ser paga aos trabalhadores até hoje

Quem não receber o 13º, deve procurar o Ministério do Trabalho e Emprego. Empregador que não pagar, responde com multa

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 30/11/2016 às 10:48
Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal


As empresas de todo o Brasil tem até esta quarta-feira (30) para pagar a primeira parcela do 13º salário dos trabalhadores. É o que garante a lei 4.090/62.

Todos os empregados, incluindo temporários, rurais, servidores públicos e domésticos têm direito ao 13º salário proporcional aos meses trabalhados no ano. A segunda parcela pode ser paga até o dia 20 de dezembro e incluem os descontos do INSS e Imposto de Renda, dependendo do valor do salário. Nessa segunda parcela também é acrescentado o valor referente às horas extras.

DENÚNCIAS

Os empregadores que não cumprirem a lei serão punidos com multas de R$ 170 por trabalhador não pago. Para denunciar, o trabalhador deve informar o CNPJ e o endereço da empresa. A denúncia pode ser feita por telefone, pelo 3241-9401, ou pelo email [email protected]

Em 2015, só em Pernambuco, 527 empresas foram denunciadas pelo não pagamento do 13º aos trabalhadores. De acordo com a auditora fiscal do trabalho, Simone Freire Brasil, a lei é válida para todas as empresas e também para o serviço público.