SAÚDE DA GESTANTE

Projeto orienta mulheres sobre parto normal e humanizado

De acordo com a coordenadora do projeto Partejando e Cia, Fernanda Vital, as mulheres foram ensinadas a ter medo de parir

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 30/11/2016 às 17:28
Foto: Divulgação/ Facebook


Um grupo formado por cerca de 30 gestantes se reuniu na tarde desta quarta-feira (30) em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, com o objetivo de chamar atenção da população para as questões que envolvem o parto normal e humanizado. A iniciativa é do projeto “Partejando e Cia”, que atende as gestantes de unidades básicas de saúde.

As mulheres participam de um curso de preparação para o parto, fazem um plano para o momento de dar à luz e ganham o acompanhamento de uma doula, uma espécie de assistente na hora que a mulher está preparada para parir. Tudo isso de forma gratuita.

A coordenadora do projeto, Fernanda Vital, diz que a escolha pela cesárea é algo cultural. “Nós fomos ensinadas ao longo da vida a ter medo parir. E parir é natural. O que o Partejando está fazendo é devolvendo para a mulher essa força e a confiança nela”, destacou.

De acordo com Fernanda Vital, as maternidades públicas estão se especializando no parto humanizado e destaca que os pais podem, inclusive, acompanhar o nascimento da criança.

Confira os detalhes na reportagem de Ravi Soares:

Quem tiver interesse no projeto pode obter outras informações na página do projeto www.facebook.com/partejandoecia.