FRAUDE FISCAL

Polícia Federal deflagra 8ª fase da Operação Zelotes em três estados

Nesta etapa, não há mandados de prisão. A Polícia Federal cumpre 21 pedidos de busca e apreensão e 13 de condução coercitiva

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/12/2016 às 8:27
Imagem ilustrativa. Foto: arquivo/Agência Brasil


A Operação Zelotes investiga organizações criminosas que atuavam na manipulação do trâmite de processos e no resultado de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. Nesta quinta-feira (1º), a Polícia Federal cumpre 34 mandados judiciais, sendo 21 mandados de busca e apreensão e 13 de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

A 8ª fase da operação aponta a existência, entre os anos de 2006 e 2015, de conluio entre um conselheiro do CARF e uma instituição financeira. O esquema criminoso envolvia escritórios de advocacia e empresas de consultoria. Ouça na voz de Rafael Souza:

De acordo com a PF, houve sucesso na manipulação de processos administrativos fiscais em ao menos três ocasiões. Os investigados poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, advocacia administrativa tributária e lavagem de dinheiro.

ENTENDA O CASO

A Operação Zelotes foi deflagrada em 26 de março de 2015 com o objetivo de desarticular organizações criminosas que atuavam junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF, causando grande prejuízo aos cofres públicos. Os crimes investigados na operação são advocacia administrativa fazendária, quando um funcionário se utiliza do cargo para benefício próprio ou de terceiros, tráfico de influência, corrupção passiva, corrupção ativa, associação criminosa, organização criminosa e lavagem de dinheiro.