
O tema da redação da segunda aplicação do Enem 2016 foi “Caminhos para combater o racismo no Brasil”. A informação foi divulgada pelo Twitter do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) logo após o início das provas deste domingo (4).
São 277.624 candidatos inscritos para a segunda aplicação do Enem. A maior parte desses alunos teve as provas adiadas por causa das ocupações em escolas e universidades públicas do país no mês de novembro.
As provas são diferentes daquelas aplicadas dias 5 e 6 de novembro, mas mantêm o mesmo nível de dificuldade, o que, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), garantirá a isonomia entre os candidatos.
» ENEM: Mais de 17 mil candidatos fazem o primeiro dia de provas em PE
PERNAMBUCO

Em Pernambuco, são 17.155 feras que fazem a prova do Enem em 20 prédios distribuídos em oito cidades do estado. No primeiro dia da avaliação, os estudantes fizeram as provas de Ciências Humanas e da Natureza. Neste domingo (4), os inscritos fazem a redação e respondem as questões dos cadernos de Linguagens e Matemática. Saiba mais na reportagem de Marcela Maranhão:
Na saída das provas, os estudantes entrevistados pela Rádio Jornam afirmaram que gostaram do tema da redação, mas não ficaram satisfeitos com as questões de linguagens e matemática.
Segunda edição
Parte dos estudantes tiveram as provas adiadas pelo Ministério da Educação porque os prédios onde eles fariam os testes estavam ocupados por outros estudantes que protestam contra a reforma do Ensino Médio e contra a PEC 55, que congela os gastos pelos próximos 20 anos. A primeira edição do Enem foi aplicada entre os dias 5 e 6 de novembro. No total, 8,6 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem 2016.
Gabaritos
Os gabaritos das provas serão divulgados na quarta-feira (7) na Página do Participante e por meio do aplicativo Enem 2016. Os resultados estarão disponíveis para todos os candidatos no dia 19 de janeiro.