COMPORTAMENTO

Comportamento discute relação entre autoestima, sedução e sexualidade

Clarissa Siqueira recebeu a terapeuta sexual e professora de artes sensuais Iara Nárdia

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 05/12/2016 às 12:45
Clarissa Siqueira entrevistou a terapeuta sexual Iara Nárdia


No Programa Comportamento deste domingo (4), a apresentadora Clarissa Siqueira recebeu a terapeuta sexual e escritora Iara Nárdia, que há mais de 20 anos trabalha nesta área em Brasília, para falar sobre sedução. Iara veio ao Recife para ministrar um curso sobre auto estima para mulheres e homens e como melhorar a relação do casal por meio da sedução e da sexualidade.

Ouça o programa completo:

ENTREVISTA

No programa, Clarissa Siqueira também entrevistou o professor de endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE) e chefe da divisão de Endocrinologia e Diabetes do Hospital Agamenon Magalhães (MS/UPE), Francisco Bandeira, sobre o hormônio do sono, a melatonina. Desde o começo do mês de novembro, uma emprega ganhou o direito de comercializar cápsulas do hormônio em famácias de manipulação, apesar do produto não ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O produto é comercializado nos Estados Unidos e em países da Europa livremente.

O professor Francisco Bandeira, o uso do hormônio é controverso e deve ser orientado por um médico. "Em muitas pessoas, o hormônio não funciona. A insônia é um sintoma e precisa ser tratada na sua origem. Tomar remédio não é o ideal", diz. "As doses mais altas tendem a causar uma indisposição intensa", alerta.

MUITO PRAZER

A sexóloga Silvana Melo respondeu a pergunta "por que os homens traem?", feita pela ouvinte Maria Aparecida, que mora em Belém de São Francisco. Para Silvana, as mulheres geralmente traem por carência afetiva, enquanto os homens traem por costume social de que "os homens podem trair". Ela explica ainda que muitos homens desassociam sexo de amor e de traição, ou que se sentem culpados com a traição. Por isso, cada caso tem que ser analisado individualmente.

A xará da primeira ouvinte vem de Igarassu. Maria Aparecida. "Silvana, não sei se é pertitente, mas sempre tive curiosidade em saber se engolir esperma faz mal à saúde. Eu não tenho coragem e tenho nojo, mas tenho essa dúvida", diz. Para a sexóloga, o esperma por si só, não faz mal à saúde. ele é composto por espermatozóides, frutose, proteínas e alguns ácidos. Alguns estudos até afirmam que faz bem à saúde. Porém, a maioria das doenças sexualmente transmissíveis podem ser passadas pelo sêmem, por isso, é preciso saber antes se o casal está saudável.