SEGURANÇA

CREA faz vistoria em casas em área de risco na Zona Norte do Recife

Um relatório com o resultado da vistoria do CREA vai ser produzido e entregue aos órgãos responsáveis

Rádio Jornal Rádio Jornal
Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 06/12/2016 às 17:56
Leitura:
Foto: Diego Nigro/ Acervo JC Imagem

O Alto do Boleiro, região de morro na Zona Norte do Recife, recebeu a visita de técnicos e engenheiros nesta terça-feira (6). Eles participam da terceira edição do projeto Blitz do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) em Pernambuco, que escolheu a área de risco para chegar as condições de segurança da localidade.

Nesta mesma região, há 20 anos, houve um deslizamento de terra em que 12 pessoas morreram soterradas, no que ficou conhecido como “Tragédia do Boleiro”, que marcou os moradores.

A dona de casa Cristiane Cristina teve o muro de arrimo de casa instalado há 2 anos, mas sente por quem ainda não teve a mesma sorte.

Engenheiros civis e geólogos analisaram construções e a situação do solo. Eles constataram muitas áreas com lonas plásticas e casas em locais inapropriados.

Rafael Souza tem os detalhes:

Frank Silva, do Serviço Geológico Brasileiro, também esteve na vistoria e adiantou alguns pontos observados. “Todo esse cenário você tem muita questão de água. As drenagens são precárias, a distribuição de água é inadequada. A principal preocupação numa área de morro é como colocar água de forma segura, do topo até a base”, explicou.

Um relatório com o resultado da vistoria vai ser produzido e entregue aos órgãos responsáveis. Este documento deve ser conhecido num prazo de 15 dias.

Mais Lidas