OPINIÃO

Psicólogo diz que meditação é importante e necessária para o bem estar

No debate da Super Manhã desta quarta-feira, os convidados falaram sobre meditação e destacaram a importância da prática para a saúde do corpo e da mente

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 07/12/2016 às 13:44
Foto: Reprodução/ Internet

A meditação, o caminho para o autoconhecimento e o estilo de vida alternativo são os temas do Debate da Super Manhã desta quarta-feira (7). Geraldo Freire recebeu o psicólogo Jaime Panerai, o instrutores de meditação e respiração o argentino Ramiro Mora e o brasileiro Alexandre Lopes.

De acordo com o instrutor argentino, um movimento mundial está dando uma maior visibilidade a questão da meditação. “Acho que no mundo inteiro as pessoas estão tendo mais consciência dos nossos corpos, sobre as relações interpessoais”, comentou Ramiro Mora.

Ele falou ainda sobre técnicas de meditação e diz que são várias as formas de meditar. Segundo Ramiro, se for um ambiente com barulho e muito movimento, ainda assim, é melhor que o praticante medite do que deixe de meditar. "Pelo menos uns 20 minutos por dia faz uma diferença enorme na sua qualidade de vida", destacou. "Se tem que ser no meio da loucura, que seja. Se consegue um lugar afastado, quieto ou relaxado, muito melhor", avaliou. "Todos nós hoje estamos precisando um pouco de sair. Estamos hiperconectados com todas essas tecnologias e estamos muito com a atenção voltada para o mundo e esquecendo do mais importante, nós mesmos", alertou Ramiro.

Alexandre Lopes orientou que, inicialmente, 20 minutos de meditação são ideais para um relaxamento do corpo.

O psicólogo deu a definição do que é a meditação. "Meditar é parar. Parar porque nós estamos muito distantes da essência da vida. A essência da vida é viver, mas nós estamos trabalhando para viver, correndo para viver, enlouquecidos para viver e não estamos vivendo", disse Jaime. "Meditar é importante e necessário e uma exigência do mundo moderno", completou.

Confira os detalhes: