CATOLICISMO

Fiéis sobem o morro para reverenciar Nossa Senhora da Conceição

A 112ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição é a primeira depois da Paróquia ter sido elevada a Santuário

Rádio Jornal Rádio Jornal
Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 08/12/2016 às 11:06
Leitura:
Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal


Reportagem de Clarissa Siqueira

Para a maioria dos fiéis que vão até o Satuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, a subida começa no Largo Dom Luiz, bairro de Casa Amarela. Os devotos vestem roupas azuis e brancas, cores do manto da Santa. Alguns sobem de joelhos, descalços, de costas ou pagam promessas.

Aos pés da Santa, muitos devotos chegam com crianças, fotos, carteiras de trabalho e objetos pessoais para serem abençoados. Muitos deles vêm em grupos, como é o caso do "Ouro Preto vai ao Morro", coordenado por Auriberto Dornelas, que veio com os filhos de 25 anos e 3 anos.

A aposentada Maria Eliete precisou da ajuda de familiares para subir a ladeira. Ela tem problemas cardíacos e foi ao Santuário agradecer os pedidos alcançados. Para ela, o sacrifício de subir de costas é pela família. "Eu não podia nem subir, mas botei a fé acima de qualquer coisa e estou aqui", afirma à reportagem da Rádio Jornal.

Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal


A última missa começou às 11h. Ao meio dia e às 16h acontecem os louvores. Após a procissão, um show musical com os padres cantores João Carlos Ribeiro e Damião Silva encerra a festa.

» Redentoristas querem festa de Nossa Senhora da Conceição o ano inteiro

Diversos tipos de produtos são comercializados no Morro da Conceição durante a festa dedicada à Santa. Bebidas, comidas, artigos religiosos e até artigos eletrônicos são vendidos por ambulantes e comerciantes no entorno do Santuário e ao longo das ladeiras.

Independente do que vendem, sejam fitinhas ou água mineral, reclamam de dimunuição nas vendas. A esperança do comerciante Moisés Cavalcante é que as vendas aqueçam na hora da procissão.

A expectativa da organização da festa de Nossa Senhora da Conceição, que este ano tem o tema "Nossa Senhora da Conceião do Morro, Santuário do Povo", é que o local receba em 2016 mais fiéis do que em 2015. No ano passado, 1,5 milhão de pessoas passaram pelo local.

Recife

No Recife, a festa começou em 1904, quando se completou 50 anos da proclamação do dogma. Desde o ano passado, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que fica no Morro da Conceição no Recife foi elevada à categoria de Santuário Arquidiocesano. Em 2015, a Paróquia a imagem da padroeira passou por um processo de restauração. A imagem festejada no Morro da Conceição foi trazida da França para o Recife em um navio em 1904, mede 5,5 metros de altura e pesa 1806 quilos.

Mais Lidas