CONSULTÓRIO

Especialistas falam sobre os desafios do parto humanizado

A comunicadora Graça Araújo recebeu nesta quinta-feira (08) o obstetra Thiago Saraiva e a doula Mariana Bahia

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 09/12/2016 às 8:15
Foto: Reprodução/ Internet

Os desafios do parto humanizado foi o tema debatido no Consultório desta quinta-feira (08). Para falar sobre o assunto, Graça Araújo recebeu o obstetra Thiago Saraiva e a doula Mariana Bahia.

Confira o Consultório na íntegra:

A doula Mariana Bahia explicou que existem formas não farmacológicas de alívio da dor e que o trabalho dessas profissionais é fundamental para garantir um parto mais natural, mais rápido e com menos intervenções médicas. Entre os equipamentos utilizados pela doula estão bola suíça, óleos de massagem, água quente e a livre movimentação pelo ambiente.

O obstetra Thiago Saraiva afirmou que, até bem pouco tempo, o parto era um evento familiar e que cabia às mulheres a tarefa de auxiliar o trabalho de parto. Com a hospitalização do parto, Thiago afirma que foram feitas mudanças que facilitam o trabalho dos médicos, mas atrapalham o desenvolvimento adequado do parto. "Uma posição mais verticalizada, com a mulher sentada numa banqueta de parto, é muito benéfica para a mulher. Mas, para isso, o médico tem que sentar no chão", diz. "Temos uma herança indígena muito forte e as índias pariam de cócoras", completa