SEGURANÇA

Governador solicita e Temer autoriza emprego de 3.500 militares em PE

Os militares das Foças Armadas vão atuar na segurança de Pernambuco na operação intitulada Leão do Norte

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 09/12/2016 às 21:34
Foto: Guga Matos/ JC Imagem

O presidente Michel Temer, através de decreto, autorizou o emprego de um efetivo de 3.500 militares das Forças Armadas para atuar na segurança do Estado de Pernambuco. A solicitação foi do governador Paulo Câmara. A Polícia Militar descartou greve, após assembleia nesta sexta-feira (9), mas manteve a operação padrão, que está em vigor desde a última terça-feira (6).

A Marinha, o Exército e a Aeronáutica atuarão na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), na Região Metropolitana do Recife, numa operação intitulada Leão do Norte, que iniciou-se nesta sexta-feira (9), com previsão de término para o dia 19 de dezembro.

LEIA TAMBÉM

Presidente da Associação de Cabos e Soldados é preso em assembleia

Em nota, o Comando Militar do Nordeste disse que durante o desenvolvimento da Operação Leão do Norte, o controle operacional dos órgãos de segurança pública ficará sob o Comando do General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada. Um centro de coordenação de operações será ativado, a fim de facilitar a coordenação das ações entre as instituições envolvidas.

Confira o decreto

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, caput, incisos IV e XIII, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 15 da Lei Complementar no 97, de 9 de junho de 1999, decreta:

Art. 1º Fica autorizado o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem na Região Metropolitana do Município de Recife, Estado de Pernambuco, no período das 18h do dia 9 de dezembro de 2016 até o dia 19 dezembro de 2016. Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 9 de dezembro de 2016, 195º da Independência e 128º da República.