NIPOTI

Engenheiro é investigado por esquema criminoso em Foz do Iguaçu

Engenheiro mora no Recife e prestou esclarecimentos sobre desvios de verbas públicas na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu à PF

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 15/12/2016 às 14:57
Celulares do engenheiro serão periciados
Foto: Divulgação/ Polícia Federal


Um engenheiro de 45 anos, foi um dos alvos da Operação Nipoti da Polícia Federal, no Recife. Contra ele foram expedidos dois mandados judiciais: um de condução coercitiva e outro de busca e apreensão na residência dele em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Giovani Santoro, chefe de comunicação da Polícia Federal aqui em Pernambuco, detalha o procedimento. “O que a gente sabe é que essa grande fraude que foi descoberta por policiais federais também pelo Ministério Público de Foz do Iguaçu era que movimentava um desvio de recursos públicos muito grande envolvendo a câmara municipal de lá. Dos 15 vereadores, 12 já haviam sido presos pela Polícia Federal em virtude dessa operação”, contou.

“Por essa operação estar ocorrendo em Foz do Iguaçu nós não temos detalhes da participação desse engenheiro civil dentro dessa organização criminosa. Ele foi trazido para cá para que pudesse prestar esclarecimentos e também declarações sobre todos os fatos que estão sendo apurados e depois ele vai ser liberado”, completou o delegado.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Nipoti significa nepotismo em latim. Esta é a quinta fase da Operação Pelúrio, deflagrada em Foz do Iguaçu, no Paraná, e investiga um grupo criminoso envolvido com desvio de verbas públicas na câmara de vereadores e na prefeitura da cidade paranaense.

Dos 11 mandados de prisão preventivas e 8 temporárias, 12 foram contra vereadores de Foz do Iguaçu. Ainda no Paraná, as cidades de Pato Branco, Cascavel, Maringá e Curitiba foram alvos no dos federais.

Brasília também teve ações da Operação Nepoti. A investigação já identificou um prejuízo de R$ 4,5 milhões aos cofres da cidade de Foz do Iguaçu e o montante pode ser bem maior.