CONSULTÓRIO

Especialistas falam sobre intolerância e alergia alimentar

Graça Araújo recebeu a nutricionista Edileide Freitas e a alergologista Adriana Azoubel para falarem sobre intolerância e alergia alimentar

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 15/12/2016 às 19:11
Foto: Reprodução / Internet


Intolerância e alergia alimentar são temas do Consultório desta quinta-feira (15). Para falar sobre o assunto, a comunicadora Graça Araújo conversou com a nutricionista Edileide Freitas e a alergologista Adriana Azoubel.

Confira o Consultório na íntegra:


A Dra. Adriana explica que a alergia é uma reação imunológica e a intolerância é uma reação que depende de uma determinada enzima no paciente. Para a Dra. Edileide Freitas o que se pode fazer é se proteger, estudando quais alimentos desencadeiam os sintomas, que podem ser diversos.

DIFERENÇAS

A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contato com o alimento.

Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados. Já na intolerância alimentar o alimento não é digerido corretamente e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastrointestinal.

A intolerância alimentar é muito mais frequente e pode afetar qualquer individuo sem histórico familiar, enquanto a alergia alimentar é um problema mais raro e hereditário, surgindo em vários membros da mesma família.