CRISE

Empresários encontram dificuldades para pagar parcela do 13º salário

Entre as empresas que não pagaram o décimo terceiro salário estão as do segmento do comércio, terceirizações e de alimentos

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 20/12/2016 às 16:00
Foto: Ilustração/Internet


No topo da lista de 439 empresas que não conseguiram pagar o décimo terceiro salário estão as do segmento do comércio, terceirizações e de alimentos. Estas informações foram registradas de 1º a 19 dezembro na Superintendência Regional do Trabalho, através de 540 denúncias de funcionários. “Vários empresários têm justificado, que estão tendo dificuldades para conseguir pagar o décimo terceiro salário e cumprir com outas obrigações, pela dificuldade de gerar caixa e o desaquecimento da economia”, explica Paulo Telino, auditor fiscal do trabalho.

Ouça os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

>> Segunda parcela do 13º deve ser paga aos trabalhadores até hoje

No mesmo período do ano passado, 879 denúncias foram acolhidas pela SRT referentes a 346 empresas. Ainda de acordo com Paulo Telino, o descumprimento do pagamento gera multa de R$170 por trabalhador. No caso da empresa que, por exemplo, não efetuou o compromisso na 1ª parcela, representa um auto de infração e caso se repita com o fim do prazo da segunda cota, um novo será registrado.

Auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Paulo Telino, falou sobre o assunto e orienta o trabalhador. Ouça a entrevista no programa Rádio Livre:

Denúncia

A mesma regra para empresas, no caso do pagamento do 13º salário é válida para prefeituras e empregadas domésticas. As denúncias podem ser encaminhadas a Superintendência Regional do Trabalho pelo telefone 3241.9401 ou pelo e-mail [email protected].