INCLUSÃO

Para orientar a locomoção, mapa tátil urbano é inaugurado no Recife

A iniciativa conta com material que informa e estimula a locomoção, principalmente para deficientes visuais. O mapa tátil urbano de sinalização fica no hall da Casa da Cultura, no bairro de São José.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 20/12/2016 às 15:25
Foto: Divulgação


Quem circula pelas ruas do centro do Recife conta a partir desta terça-feira (20) com um equipamento para orientar pedestres com deficiência visual ou baixa visão. O mapa tátil urbano de sinalização fica no hall da Casa da Cultura, no bairro de São José. A iniciativa conta com material que informa e estimula a locomoção independente desse público.

O mapa foi construído em camadas representando ruas, calçadas, prédios, pontos turísticos e indica a distância entre locais. O equipamento também informa a localização de bancos, correios, pontos de ônibus e de táxi, além de prestar serviço com textos específicos para quem tem deficiência.

Confira os detalhes na reportagem de Suellen Fernandes:

O mapa foi idealizado para dar continuidade ao plano nacional dos direitos da pessoa com deficiência, aderido pelo Governo do Estado. Somente em Pernambuco, cerca de dois milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual. Desse total, 20 mil são cegas e 350 mil apresentam grande dificuldade para enxergar.