REFORMA

PCR reduz 9 secretarias e deve economizar R$ 81 milhões em gasto anual

A Prefeitura do Recife irá passar por uma restruturação a partir do início de 2017 e, além de secretarias, serão feitas mudanças em autarquias e empresas

Rádio Jornal
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Publicado em 23/12/2016 às 15:03
Foto: Andrea Rego/ PCR


A Prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta-feira (23), que já encaminhou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que altera a estrutura administrativa do órgão para conter gastos e enxugar a máquina pública.

Com a programação do projeto, a prefeitura irá passar por uma restruturação a partir do início de 2017 e serão feitas alterações nas secretarias, autarquias e em algumas empresas. Entre as reformas, estão a redução de nove secretarias, a extinção de três autarquias, que são instituições púbicas sem fins econômicos, e a modificação de quatro empresas mistas que serão transformadas em autarquias.

O secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo, deixou claro que mesmo com a restruturação a população não vai ser prejudicada com as mudanças internas. “Vai permitir a redução de R$ 81 milhões”, contou.

Confira os detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:

Conheça a nova estrutura administrativa da Prefeitura do Recife

Secretarias municipais

Secretaria de Finanças
Secretaria de Planejamento e Gestão de Pessoas;
Secretaria de Governo e Participação Social;
Secretaria de Saúde
Secretaria de Educação
Secretaria de Segurança Urbana
Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude e Direitos Humanos;
Secretaria da Mulher
Secretaria de Cultura
Secretaria de Planejamento Urbano
Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer
Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente
Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano;
Secretaria de Infraestrutura e Habitação;
Secretaria de Saneamento.

Órgãos de Assessoramento Imediato

Controladoria Geral do Município
Procuradoria Geral do Município
Gabinete de Projetos Especiais
Gabinete de Imprensa

Estrutura de apoio

Gabinete do Prefeito
Gabinete do Vice-Prefeito
Assessoria Especial
Representação em Brasília e Relações Internacionais

Administração Indireta

- Secretaria de Planejamento e Gestão de Pessoas:

Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde Dos Servidores. (Reciprev)

- Secretaria de Cultura:
Fundação fe Cultura Cidade do Recife (FCCR)

- Secretaria de Finanças:

Empresa Municipal de Informática (Emprel)

Companhia Recife de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (RECDA)

- Secretaria de Infraestrutura e Habitação:

Autarquia De Urbanização Do Recife (URB)
Autarquia De Manutenção E Limpeza Urbana (Emlurb)

- Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano:

Autarquia De Trânsito E Transporte Urbano Do Recife (CTTU)

Autarquia De Serviços Urbanos Do Recife (CSURB)

Órgãos extintos da administração indireta:

- Administração do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães
- Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC)
- Autarquia de Saneamento do Recife (Sanear)

As atribuições destes órgãos serão absorvidas pelas estruturas da administração direta correspondentes, respectivamente: Secretaria de Turismo Esportes e Lazer, Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude e Direitos Humanos e Secretaria de Saneamento.