NOVO GOVERNO EM OLINDA

Lupércio mantém secretarias e promete reduzir cargos comissionados

Prefeito eleito de Olinda, Professor Lupércio anuncia secretariado nesta segunda. Entre os nomes, polêmica em torno do titular da Cultura, que não é olindense e retorno de João Luiz, ex-secretário de Renildo

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 26/12/2016 às 9:33
Novo prefeito de Olinda toma posse no próximo domingo (1º). Foto: JC Imagem


Há menos de uma semana da posse da terceira maior cidade do estado, o Professor Lupércio (SD) anuncia nesta segunda-feira (26) o secretariado para a nova gestão que se inicia no dia primeiro de janeiro. O prefeito eleito adiantou alguns nomes durante entrevista com o comunicador Geraldo Freire, na Rádio Jornal. Entre os nomes, alguns conhecidos dos olindenses, na gestão Renildo Calheiros (PCdoB), e até um ex-secretário de Jaboatão dos Guararapes.

Confira outros detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:

SEM MUDANÇAS NO TAMANHO DO SECRETARIADO

O prefeito eleito de Olinda promete uma redução na ordem de 30% do número de cargos comissionados na cidade, mas vai manter o número de secretarias deixado pela atual gestão: 14. "Pegamos com 14 e vamos manter e no andar da carruagem vamos fazer um diagnóstico e provavelmente vamos diminuir as secretarias", promete Lupércio.

PRIMEIROS NOMES

O anúncio oficial dos novos secretários de Olinda foi feito no Hotel Sete Colinas, na Cidade Alta. Antes dele, Lupércio adiantou alguns nomes durante a entrevista. Uma das principais polêmicas é a escolha de um não olindense para comandar a pasta da Cultura. O escolhido é o produtor cultural Afonso Oliveira, que assume a pasta de patrimônio e cultura.

A eleição municipal na cidade foi marcada pelo duelo de quem era "mais olindense" no confronto entre Professor Lupércio e Antônio Campos (PSB). De acordo com o prefeito eleito, o nome foi indicado pelo deputado federal Carlos Eduardo Cadoca, mas o secretário executivo da pasta é olindense: "o secretário da cultura nao é da cidade, mas mesmo assim conta com secretário executivo. A indicacao é de Cadoca, mas a gerência é nossa", afirmou. Ele ainda afirma que a Comissao de carnaval olindense foi "unânime" em defesa do nome do novo secretário.

Quem também foi anunciado, para a pasta de Infraestrutura é o do ex-secretário de obras de Jaboatão dos Guararapes, e ex-presidente da antiga EMTU, Evandro Avelar. Secretário nas gestões Elias Gomes (PSDB) e atualmente no Porto de Suape, Avelar foi elogiado pelo novo prefeito: "Evandro Avelar é um coringa, polivalente e muitas prefeituras gostariam de ter um quadro como ele", afirmou.

Outro nome que vem despertando polêmica é o de João Luiz (PPS), que participou do primeiro governo de Renildo Calheiros (2009-2013) e que vai voltar a compor o quadro agora com Lupércio. Para o eleito, João Luiz "tem servico prestado nao só a Olindaa, mas também é auditor fiscal do estado. Mas ninguém é unânime, né? Eu conheco ele, abalizo a pasta dele na pessoa de secretario, uma vez que é um homem inteligente e vai ajudar no crescfimento da cidade", garantiu.

Confira a lista completa do novo secretariado de Olinda:

Secretaria de Serviços Públicos - Evandro Avelar
Secretaria da Fazenda e Administração - Janaína Cardoso
Secretaria de Saúde - Luiz Araújo
Secretaria de Educação - Professor Paulo Roberto
Secretaria de Comunicação - Patrícia Cunha
Secretaria de Assuntos Jurídicos - Eduardo Porto
Secretaria de Pareimônio e Cultura - Afonso Oliveira
Secretaria de Segurança Urbana - Coronel Pereira Neto
Secretaria de Obras - Simone Lucchese
Secretaria de Relações Institucionais - Mirella Almeida
Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos - Wolney Queiroz
Secretaria de Transporte e Trânsito - Coronel Gustavo Lira
Secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural - André Botelho
Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econônico e Tecnologia - João Luiz

FINANÇAS

O prefeito eleito Lupércio Nascimento afirma que quer o secretatiado com "o pé na lama". Em relação à situação financeira da cidade patrimônio, disse que conversou com o prefeito Renildo Calheiros que garantiu deixar o governo com os salários dos servidores em dia. Lupércio ainda promete melhores dias para a cidade: "vamos dar uma resposta à sociedade olindense", afirmou.