MEIO AMBIENTE

Plano de redução de gases poluentes é lançado no Recife

A prefeitura do Recife quer incentivar o uso de combustíveis menos poluentes. Na capital, os dois grandes vilões do meio ambiente são os setores de transportes e energia

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 26/12/2016 às 15:06
Foto: Marcos Pastich/Acervo JC Imagem


Se você mora no Recife, admira as pontes e as praias, pode estar deixando passar por despercebido os sérios riscos do aumento da temperatura, das chuvas e do nível do mar. A capital pernambucana, considerada a 16ª cidade mais vulnerável do mundo, registrou no inventário de emissão de gases de efeito estufa de 2012, que três toneladas de gás carbônico foram jogadas na atmosfera e que desde a criação da comissão de clima do Recife tenta baixar esses números.

Em seu último relatório de 2015, a cidade conseguiu reduzir a emissão dos poluentes para 1,8 toneladas de CO2 e a proposta da gestão municipal é alcançar números bem melhores até 2040, como consta no plano de baixo carbono, divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Inamara Melo, nesta segunda-feira (26). “Apresentamos propostas que devem ser seguidas por todos os setores e pelo poder público municipal”, afirma.

Ouça os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Combate

O documento de 96 páginas, elaborado com o apoio das Organizações das Nações Unidas aponta ações de combate as mudanças no clima a serem adotados em setores estratégicos: resíduos e saneamento, energia, desenvolvimento urbano sustentável e transporte e mobilidade.

Os dois grandes vilões do meio ambiente, no Recife, são os setores de transportes e energia e para isso, a prefeitura quer incentivar o uso de combustíveis menos poluentes, a começar pelo utilizado na frota de carros da administração e a instalação de lâmpadas de led na iluminação pública.

Luís Oliveira, chefe do setor de política de baixo carbono e clima do recife, pede que a população se mobilize contra a emissão de poluentes. O plano de redução de emissão de gases do efeito estufa está disponível para consulta no site da Prefeitura do Recife.