
O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou nesta quinta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o termo de liberação para implantação de novas escolas em tempo integral em Pernambuco. Serão 38 instituições já existentes e todas de ensino médio, sediadas na Região Metropolitana, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão.
Deste número, 36 escolas contarão com o apoio do Ministério da Educação, já as outras duas instituições fazem parte do projeto do Governo Estadual, que oferece aos alunos aulas em dois turnos entre os períodos da manhã e noite, seguindo um modelo já implantado neste ano em uma escola no Grande Recife.
Confira os detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:
Para o secretário de Educação do Estado, Fred Amâncio, a iniciativa vai permitir uma maior flexibilidade de horários para aqueles estudantes que possuem outras atividades no dia a dia. “Dentro desse modelo consegue-se uma escola em tempo integral numa quantidade maior de vagas”, afirma.
Com a parceria, Pernambuco recebe R$ 243 milhões para investimentos na educação. Deste total, R$ 79 milhões serão destinados a estas novas mudanças.
Para o ministro Mendonça Filho, este valor será investido em melhorias tanto nas escolas quanto na contratação de professores. “Caso ocorram necessidades de suporte do Governo Federal para a ampliação do quadro de professores, estamos prevendo apoio para o fortalecimento do elo de contração de professores no Estado e em todo País”, ressalta.
Funcioamento
As escolas já começam a funcionar em tempo integral a partir do primeiro semestre do próximo ano. Todas as matriculas já foram encerradas. Com a implantação das novas escolas estaduais, Pernambuco passa a ter 168 mil alunos matriculados em 373 instituições de ensino integral.