POLÍTICA

Políticos eleitos no Grande Recife serão empossados neste domingo

Em Jaboatão, Anderson Ferreira será empossado às 15h. No Recife, Geraldo Julio será reempossado às 16h. Já em Olinda, Prof. Lupércio tomará posse às 17h.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/01/2017 às 11:36
Foto: JC Imagem

A posse dos políticos eleitos nas últimas eleições marca este primeiro domingo de 2017. Na capital pernambucana, o prefeito reeleito Geraldo Julio (PSB) será empossado por volta das 16h, na Câmara Municipal do Recife. Em Olinda, o deputado estadual Professor Lupércio (SD) será empossado prefeito por volta das 17h, na Câmara de Vereadores. Já em Jaboatão dos Guararapes, a posse do deputado federal Anderson Ferreira (PR) como novo gestor do município está marcada para as 15h, na Faculdade Guararapes. Os vice-prefeitos e os vereadores eleitos também serão empossados na tarde deste domingo (1º).

Ouça a entrevista do repórter Pedro Souza com os prefeitos eleitos das três principais cidades do Grande Recife:

Geraldo Julio

Na capital pernambucana, Geraldo Julio (PSB) foi reeleito prefeito do Recife no segundo turno das eleições, com 61,3% dos votos. O socialista teve mais de 528 mil votos e venceu o candidato do PT João Paulo. Segundo o socialista, o governou municipal chegou a R$ 1,8 bi de investimento, apesar da crise que a cidade viveu junto ao Estado e ao País.

“Iniciamos em 2013 com a economia crescendo. A partir de 2014 a economia começou a ter um resultado diferente do que era a economia do Brasil naquele momento. No segundo semestre de 2014 já foi muito ruim. Não existe nem palavra para definir esses três anos: 2014, 2015, 2016. Mas governamos durante quatro anos tendo dois anos e meio numa grave crise econômica”, afirmou.

O repórter Ravi Soares acompanha a cerimônia que empossa os vereadores, elege o presidênte da Câmara Municipal e, em seguida, dá posse ao prefeito Geraldo Julio:

Professor Lupércio

Em Olinda, o Professor Lupércio (SD) foi eleito no segundo turno das eleições com 52,04% dos votos válidos. O que representa pouco mais de 120 mil votos. De acordo com o gestor, a transição com o ex-prefeito de Olinda Renildo Calheiros (PcdoB) foi tranquila, apesar da cidade enfrentar dificuldades, como a maioria dos municípios. A informação é de que todo cofre seria entregue enxuto, embora ainda haja algumas pendências.

Apesar de ter vencido o irmão do ex-governador Eduardo Campos, Antônio Campos (PSB) nessas eleições, Lupércio garante ter boa relação com o governador do Estado, Paulo Câmara (PSB). “Ele é uma pessoa que está bem-intencionada no Estado, que já vem ajudando em Olinda. E não seria diferente na nossa gestão. Até o dia 31 fui da base dele na Assembleia Legislativa. Oposição é feito sapato branco. Só é bonito para os outros”, declarou.

Em Olinda, a posse estava marcada para começar às 17h, mas até às 17h25 muitos vereadores ainda nem tinham chegado. O repórter João Victor Amorim está acompanhando os preparativos para a cerimônia de posse dos parlamentares. Pouco depois das 17h, um tumulto foi registrado em frente à casa. Moradores reclamam que só pode entrar na Casa com senha. Algumas pessoas conseguiram entrar e alguns vereadores estão em pé.

Anderson Ferreira

Em Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR) foi eleito com 58,5% dos votos válidos no segundo turno, com mais de 171 mil votos, vencendo o ex-candidato Neco (PDT). Para assumir o cargo, o deputado federal anunciou que vai fazer cortes na administração municipal. Dentre as principais novidades da gestão, estão a criação das secretarias municipais de Saúde e Educação.

Anderson acredita que terá que mudar a forma de governar e ser muito criativo para enfrentar a dificuldade financeira que o município se encontra, assim como o cenário nacional. “Reduzimos 33 secretarias executivas para 24. E secretarias municipais de 8 para 7. Também demos o status de secretaria municipal para a saúde e a educação, que na atual gestão eram secretarias executivas”.

Anderson Ferreira (PR) foi empossado por volta das 16h30 deste domingo. O repórter João Victor Amorim acompanhou a cerimônia que elegeu Adeildo da Igreja como novo presidente da Câmara e deu posse ao novo prefeito: