VEÍCULOS

Confira as exigências para a inspeção de transporte escolar do Detran

O Detran-PE iniciou nesta semana a primeira inspeção obrigatória do transporte escolar de 2017. O procedimento deve ser feito até o próximo dia 31.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 03/01/2017 às 16:42
Foto: Marcela Maranhão/Rádio Jornal

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) iniciou nesta semana a primeira inspeção obrigatória do transporte escolar de 2017. O intuito é verificar se o veículo e o condutor estão de acordo com as exigências do órgão para prestar esse serviço. O procedimento deve ser feito até o próximo dia 31, na Unidade de Controle de Táxi e Coletivos (DUAT), na Iputinga, Zona Oeste do Recife, ou em uma das 23 Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran’s) espalhadas pelo interior. A taxa cobrada pelo registro e autorização do transporte escolar custa R$ 136,98.

Confira o Balanço de Notícias desta terça-feira (3), na voz de Marcela Maranhão:

De acordo com o presidente do Sindicato dos Transportes Escolares do Estado de Pernambuco, José Bezerra, as exigências para passar na vistoria são: pintura de 40cm em toda extensão lateral, luzes intermitentes – vermelha na frente e amarela atrás -, nome “escolar” na faixa, e tacógrafo (um dispositivo que monitora o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade do veículo). “Além disso, o condutor não pode ter multa grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa média nos últimos 12 meses”, informou.

Penalidades

Já as penalidades para quem não obedecer às normas estabelecidas pelo Detran são ter o carro apreendido e, no caso de o município ter regulamentação como Recife, multa de R$ 4 mil. Se tudo estiver nos conformes durante a vistoria, o condutor recebe um selo de qualidade que vale até a próxima inspeção, que ocorre no mês de julho deste ano. Os períodos para realizar a inspeção são do dia 9 ao dia 13 de janeiro, para as placas de final 1, 2 e 3; do dia 16 ao dia 20, para as placas de final 4, 5, 6 e 7; e dos dias 23 a 27, para as placas de final 8, 9 e 0.

Ainda conforme o presidente do órgão, nesta primeira semana de janeiro todas as placas podem fazer a inspeção. “Quem não fizer a vistoria ao longo do mês ainda poderá ir nos dias 30 e 31, pelo horário da manhã”, acrescentou. Para realizar a vistoria, não é preciso fazer agendamento, basta se dirigir às Ciretran’s ou na DUAT, localizada na Av. Professor Joaquim Cavalcanti, 859, Iputinga.