ECONOMIA

Economia & Negócios: venda de veículos caiu 20% em 2016

Dado a respeito da venda de veículos chamou bastante atenção, visto que a última vez que os números chegaram nesse patamar foi dez anos atrás.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 03/01/2017 às 15:57

O consultor e administrador Adilson Chalegre falou, nesta terça-feira (3), na coluna Economia e Negócios, da Rádio Jornal, sobre a queda de 20% na venda de veículos no ano de 2016. Dado este que chamou bastante atenção, visto que os números somente chegaram nesse patamar dez anos atrás.

Ouça abaixo a coluna completa:

De acordo com o administrador, o número de veículos licenciados no Brasil começou a decrescer no ano de 2012. "Quatro anos seguidos que vendemos menos carros do que a capacidade de produção", informou. No entanto, em relação a 2016, um número deixou as montadoras um pouco animadas. "O mês de dezembro foi um mês onde conseguiram vender o maior número de carros do ano. Isso significa que mesmo com várias pessoas abrindo mão da aquisição de um veículo, existem aquelas que estão conseguindo se restabelercer diante da crise", acrescentou Adilson.

Efeito negativo

O efeito mais negativo da queda na venda de veículos sobrecai nos funcionários das montadoras, que começam a ser demitidos. "Algumas montadoras aderem à suspensão de contrato de trabalho para retomada após seis meses, por exemplo. Outras fazem férias coletivas", observou. As empresas têm prejuízo pela falta de comercialização, todavia, no fim das contas, os empregados são quem mais sofrem pela instabilidade da economia brasileira.