CATOLICISMO

Fiéis lotam Basílica da Penha na primeira Benção de São Félix de 2017

Cerimônia acontece todas as sexta-feiras. Benção é realizada com com óleo ungido no Dia de São Félix

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 06/01/2017 às 12:29
Foto: Suelen Fernendes/Rádio Jornal



Reportagem de Suelen Fernandes

Os católicos aproveitaram a primeira sexta-feira do ano para ir à Basílica da Penha, que fica no bairro de São José, área central do Recife, para receber a primeira Benção de São Félix do ano para começar bem e ter um 2017 abençoado. A tradição é realizada todas as sexta-feiras no intervalo das seis missas celebradas ao longo do dia.

» Igreja da Penha reúne fiéis na última benção de São Félix do ano

São Félix nasceu na Itália e usava o óleo da lamparina para abençoar as pessoas. Ao fim da missa, os fiéis fazem uma fila ao pé do altar para receber o óleo na testa como símbolo de benção. O líquido é abençoado durante a missa de celebração do Dia de São Félix, no dia 18 de maio, e usado ao longo do ano.

A Igreja lotana nessa primeira sexta-feira do ano demosntra o desejo dos fiéis em busca de um ano melhor. É o que confirma o reitor da Basílica da Penha, Frei Luiz de França. "Para todos nós é muito significativo começarmos o ano agradecendo o ano que se passou e nos colocando diante do Nosso Senhor, pedindo sua benção, pedindo a benção também de São Félix, que se devoutou a Jesus", disse.

Mesmo de férias, o agente de trânsito Marcelo Albuquerque trouxe a esposa e o filho para receber a benção. "Temos lazeres, mas a vida espiritual a gente não pode discuidar", disse. "São Félix, assim como todos os Santos, é um exemplo de uma vida devotada aos mandamentos de Deus".

Serviço

A Igreja da Penha fica na Praça Dom Vital, ao lado do Mercado de São José, no bairro de São José, na área central do Recife. As bençãos de São Félix acontecem todas as sexta-feiras logo após as missas.