EDUCAÇÃO

Após greve, UFPE retoma semestre com abraço coletivo e mais segurança

A UFPE retoma as aulas com reforço na segurança de paradas de ônibus do campus e abraço coletivo realizado por estudantes e professores em frente ao CFCH

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 09/01/2017 às 10:27


Atualizado às 15h15

Após a paralisação dos professores, ocupações estudantis e atos de vandalismo dentro de alguns prédios sede, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) retoma o semestre nesta segunda-feira (9). No fim da manhã, alunos e professores realizaram um ato de retorno às aulas para sinalizar o clima pacífico na comunidade universitária. Um abraço coletivo entre docentes e alunos foi realizado.

De acordo com o idealizador do ato, professor de geografia, Ranyere Nóbrega, a mobilização vai muito além de um simples reinício de semestre. “Esse ato é para reerguer, revitalizar o sentimento, não somente da infraestrutura do CFCH, mas o sentimento do nosso papel”, avalia.

O professor pretende repetir a ação no começo no próximo semestre, marcado para o dia 6 de março. O acesso de alunos ao CFCH é autorizado somente para estudantes de pós-graduação. Os de graduação assistem às aulas no Niate, núcleo integrado de atividades de ensino, dentro do Campus Recife.

Confira os detalhes na reportagem de Suellen Fernandes:

Reforço na segurança do campus

Além do abraço coletivo, o semestre é retomado com um reforço na segurança do campus. As paradas de ônibus com maior vulnerabilidade para assaltos irão receber rondas nos três turnos, por meio da Operação Campus Seguro, que faz parceria com o 12º Batalhão da Polícia Militar. Inclusive, para passar informações e fazer denúncias de segurança na universidade, a população pode encaminhar mensagens para o número (81) 9 9159-5452, por meio de WhatsApp. As aulas do 2º semeste de 2016 terminam em 8 de fevereiro, com exames finais realizados até o dia 11.

Ouça abaixo a orientação do superintendente de segurança institucional da UFPE, Armando Nascimento, direcionada aos estudantes: